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E QUANDO A CONVERSA AZEDOU?

16/6/2022

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Há muitas situações nas organizações em que isto acontece. Porque a resposta, ou a pergunta, de alguém te pareceu torta. Porque a pessoa te disse uma coisa e vieste a saber que disse outra num contexto diferente. 
O que fazer? Deixar passar? Cortar relações? Responder no mesmo tom ou nível? Nunca mais confiar nesse colega?
Quando realmente escolhes lidar com uma situação destas podes evitar causar dano à relação e desarmar uma ameaça à tua credibilidade.

​Existem algumas formas melhores (e mais estratégicas) do que outras de o fazer:

Solicitar:  antes de reagir negativamente o mais inteligente é mesmo verificar a intenção da outra pessoa. Muitas vezes o que está “mal” é mesmo a nossa interpretação. Pergunta: “podes clarificar o que quiseste dizer agora?”
 
Reorienta:  coloca o foco onde ele deve estar: não na pessoa e sim no processo. Por exemplo: “Nós concordamos no o quêe estamos num impasse em relação ao como”.
 
Reenquadra: coloca o assunto numa nova perspetiva. Que retire a carga negativa à situação. Por exemplo, se a outra pessoa diz “não quero discutir”, o que podes responder? Podes reformular dizendo “isto é um debate, não uma discussão. E somos ambos bons em debates!”
 
Revisitar:  usa o passado positivo conjunto para ultrapassar a situação atual. Se tens um histórico com esta pessoa de bom trabalho em equipa, recorda-a disso. E da vossa capacidade para encontrarem soluções positivas para ambos.
 
Contextualiza:  clarifica a forma como tu vês a situação. Se fores acusado de teres sido bruto ou agressivo numa reunião mostra o teu lado. Reformula explicando o que esteve por trás desse comportamento: “Estou muito envolvido. Este tema é importante para mim. Sou intenso.”
 
Reafirmar:  dá uma hipótese à outra pessoa para reafirmar de outra forma o que disse. Às vezes no calor do momento a palavra escolhida não foi a melhor. Pergunta-lhe “quando disseste XXX o que é que querias mesmo dizer?” ou “deve haver uma outra forma de colocares a questão, sim?”. 
 
Reequilibrar: quando ficas irritado ou incomodado estás a dar poder a outra pessoa. Desnecessariamente. Volta a equilibrar o poder mostrando que não teve assim tanto impacto em ti: “felizmente não me ofendo facilmente e não levo a mal estas coisas – principalmente assim, como esta.”
 
 
 
Finalmente uma dica transversal. Estas táticas só funcionam se fores honesto/a e tiveres intenções genuínas de resolver a questão. Se quiseres “entalar” a outra pessoa é provável que acabes tu entalado também ;)
As pessoas “cheiram” a mentira.
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NORMAL É SER ESQUISITO. SOMOS TODOS ESQUISITOS. SOMOS TODOS NORMAIS.

16/6/2022

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Há sempre aspetos da nossa personalidade ou da forma como trabalhamos que achamos esquisitos. Às vezes inibem-nos ou embaraçam. Às vezes influenciam a forma como nos relacionamos e o impacto que temos na nossa equipa. E, às vezes, impedem-nos de nos sentirmos realizados e completos profissionalmente. 
Esta rubrica, que será regular, tem como intuito levantar algumas questões. Questões que ajudem, quem se identificar com o conjunto de esquisitices descritas, a pensar sobre elas de uma forma nova. Uma espécie de coaching de bolso. Que pode ser o início de uma mudança desejada. 


#3 
A quem...
 
...é inseguro. Perde muito tempo a escolher as palavras que vai usar. Tem medo de falar ou dar a sua opinião. 
Pensa que mais vale estar calado porque não tem nada relevante a acrescentar. Ou porque podem achar que não está ao nível do lugar que ocupa. Ou porque vão finalmente descobrir que até agora o sobrevalorizaram porque no fundo não é mesmo nada de especial.



Temos algumas questões para te ajudar a (re)pensar o tema:
 
- Qual é a diferença entre a forma como geres estas situações e a forma como gostavas de gerir?
- Em que situações já aconteceu conseguires dar a tua opinião e sentires-te confortável? O que aconteceu de diferente para te sentires assim?
- O que te leva a dizer que vão achar o que dizes pouco relevante? Quando é que isso já aconteceu?
- Que opinião os teus colegas têm sobre ti?
 
 
A cada mês, novas esquisitices. Por isso partilha connosco: e tu, em que é que és esquisito? 
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