1. Estás fora da empresa mas a empresa não está fora de ti. A empresa é a mesma, como os mesmos objetivos e a tua missão, com um ou outro ajuste, continuar a existir. Mantêm o foco para conseguires os resultados .
2. Podes estar de chinelos nos pés mas não na cabeça. O teu trabalho precisa de ti inteiro e dinâmico, como sempre. Focado nos resultados, organizado e a vencer pequenas tarefas uma a uma. Conforto físico é diferente de mental.
3. Ele não é surdo, não precisas repetir a mesma mensagem por vários meios. Como as pessoas não estão ao teu lado para confirmar imediatamente que receberam uma informação há, às vezes, uma tendência para replicar a mesma informação em meios alternativos (e-mail, mensagem, chat, chamada, sinal de fumo). Isso ocupa espaço e tempo desnecessário a quem os recebe. Confirma com o teu chefe o melhor meio para cada tipo de informação e usa-o.
4. Se precisas de mais tempo para a tua mensagem ser clara, usa-o. Nos e-mails não há a possibilidade imediata de questionar uma interpretação e muitas vezes o verdadeiro sentido de uma afirmação é realmente uma incógnita. A falta de clareza leva a erros e perdas de tempo perfeitamente evitáveis. Escreve, relê, reescreve, relê.
5. Define normas mas ajusta-te a cada pessoa. Definirmos quando tempo é a pausa para almoço e a que horas estamos de volta, até que momento do dia faz sentido ligar ou o que significa ASAP nesta equipa, ajuda a manter um alinhamento orientado para eficácia. E se te aperceberes de preferências individuais às quais podes dar resposta, usa-as e personaliza a forma como trabalhas em equipa.
6. Continua a ter uma vida. Não fiques em frente ao computador de manhã à noite. É fácil perder noção das horas. Define um horário de trabalho e faz por o cumprir. És uma pessoa e tens de carregar baterias. Terás mais a acrescentar enquanto profissional se tiveres disponibilidade mental, outros horizontes, interesses e experiências.
7. Se estás distraído encontra a fonte. Pss! Psss! Estás onde? Até um ambiente que já conheces bem, se é usado para uma nova função (a de escritório) tem imensos estímulos a combaterem pela tua atenção. Se não estiveres sozinho em casa mais facilmente isso acontece - passas a estar num co-work com o pessoal lá de casa, cada um com objetivos e focos diferentes. Ganha rapidamente noção do que está a interferir e age. Reorganiza o espaço e cria regras.
8. Se ficaste a remoer com a reação de alguém, fala. Por telefone perdemos expressões faciais que são tão úteis para percebermos a reação de alguém ao que lhes dissemos. Por e-mail nem o tom conseguimos perceber. É fácil carregar em enviar ou desligar a chamada e sentir a dúvida em relação ao impacto criado. Não imagines, liga e pergunta. Resolve os “dramas” antes que fiquem grandes.
2. Podes estar de chinelos nos pés mas não na cabeça. O teu trabalho precisa de ti inteiro e dinâmico, como sempre. Focado nos resultados, organizado e a vencer pequenas tarefas uma a uma. Conforto físico é diferente de mental.
3. Ele não é surdo, não precisas repetir a mesma mensagem por vários meios. Como as pessoas não estão ao teu lado para confirmar imediatamente que receberam uma informação há, às vezes, uma tendência para replicar a mesma informação em meios alternativos (e-mail, mensagem, chat, chamada, sinal de fumo). Isso ocupa espaço e tempo desnecessário a quem os recebe. Confirma com o teu chefe o melhor meio para cada tipo de informação e usa-o.
4. Se precisas de mais tempo para a tua mensagem ser clara, usa-o. Nos e-mails não há a possibilidade imediata de questionar uma interpretação e muitas vezes o verdadeiro sentido de uma afirmação é realmente uma incógnita. A falta de clareza leva a erros e perdas de tempo perfeitamente evitáveis. Escreve, relê, reescreve, relê.
5. Define normas mas ajusta-te a cada pessoa. Definirmos quando tempo é a pausa para almoço e a que horas estamos de volta, até que momento do dia faz sentido ligar ou o que significa ASAP nesta equipa, ajuda a manter um alinhamento orientado para eficácia. E se te aperceberes de preferências individuais às quais podes dar resposta, usa-as e personaliza a forma como trabalhas em equipa.
6. Continua a ter uma vida. Não fiques em frente ao computador de manhã à noite. É fácil perder noção das horas. Define um horário de trabalho e faz por o cumprir. És uma pessoa e tens de carregar baterias. Terás mais a acrescentar enquanto profissional se tiveres disponibilidade mental, outros horizontes, interesses e experiências.
7. Se estás distraído encontra a fonte. Pss! Psss! Estás onde? Até um ambiente que já conheces bem, se é usado para uma nova função (a de escritório) tem imensos estímulos a combaterem pela tua atenção. Se não estiveres sozinho em casa mais facilmente isso acontece - passas a estar num co-work com o pessoal lá de casa, cada um com objetivos e focos diferentes. Ganha rapidamente noção do que está a interferir e age. Reorganiza o espaço e cria regras.
8. Se ficaste a remoer com a reação de alguém, fala. Por telefone perdemos expressões faciais que são tão úteis para percebermos a reação de alguém ao que lhes dissemos. Por e-mail nem o tom conseguimos perceber. É fácil carregar em enviar ou desligar a chamada e sentir a dúvida em relação ao impacto criado. Não imagines, liga e pergunta. Resolve os “dramas” antes que fiquem grandes.