Make your life extraordinary
  • OLÁ!
  • A CHERRYMYLE
  • A VIDA EXTRAORDINÁRIA
  • CRIAÇÕES
  • ONDE ESTAMOS?
  • BLOG
  • TEAM SHIFT

NORMAL É SER ESQUISITO. SOMOS TODOS ESQUISITOS. SOMOS TODOS NORMAIS. #4

4/8/2022

0 Comments

 

Há sempre aspetos da nossa personalidade ou da forma como trabalhamos que achamos esquisitos. Às vezes inibem-nos ou embaraçam. Às vezes influenciam a forma como nos relacionamos e o impacto que temos na nossa equipa. E, às vezes, impedem-nos de nos sentirmos realizados e completos profissionalmente. 
Esta rubrica, que será regular, tem como intuito levantar algumas questões. Questões que ajudem, quem se identificar com o conjunto de esquisitices descritas, a pensar sobre elas de uma forma nova. Uma espécie de coaching de bolso. Que pode ser o início de uma mudança desejada. 


#4
A quem...

Fica desconfortável em situações sociais – especialmente com pessoas novas. Evitaa ser o centro das atenções e preferes ouvir a falar de ti. A quem ficou tranquilamente a trabalhar de casa durante os confinamentos. Não tem jeito nenhum para “fazer conversa” e descarrega a sua bateria social mais cedo do que as outras pessoas.

ÉS TÍMIDO E ENTÃO?
 
A timidez é universal e muito mais comum do que acham os tímidos. Não, não estás mesmo sozinho.
Muitos de nós experienciam alguma forma de desconforto social e são vários os profissionais confiantes que se descrevem como tímidos. Às vezes a timidez é mesmo limitativa e expressa-se através de ansiedade social ou crises de pânico.
Se for este o teu caso vale a pena procurares ajudas através de psicoterapia.
Se sentes que é algo que consegues gerir mas te atrapalhas em algumas situações, então temos estas perguntas para te ajudar a pensar no tema de outras formas:
 
  • Ok. És tímido. e depois? De que é que isso te está a impedir? (o que deixaste de fazer porque causa disso).
  • Como gostavas de ser? (sendo este um traço da tua personalidade, o que é razoável esperares de ti?)
  • Em que situações consegues ser mais como gostarias? 
  • O que é que essas situações têm de especial para conseguires agir de forma diferente? É uma diferença que está nas situações na em ti — na forma como olhas para elas?
 
A cada mês, novas esquisitices. Por isso partilha connosco: e tu, em que é que és esquisito? 
0 Comments

EQUÍVOCOS, DISTORÇÕES E OUTROS ERROS DE PENSAMENTO

4/8/2022

0 Comments

 
Um erro de pensamento é uma afirmação que à partida parece verdadeira e que quando é sujeita a uma análise lógica se percebe que não o é (não tem validade lógica). 
É uma falácia — deriva do verbo latino fallere, que significa enganar. Às vezes enganar-se a si mesmo/a...
Por isso, muitas vezes, é difícil de reconhecer. Porque está assente em argumentos que têm peso (e por isso validade) do ponto de vista emocional ou psicológico.
No trabalho é a raiz de muitas questões relacionais entre elementos da equipa e também de insatisfação por parte de colaboradores com a liderança.
 
Têm muitas origens e muitas expressões. Selecionamos 7 destes erros de pensamento que se detetados e corrigidos atempadamente farão uma grande diferença:
1. Equívoco — um engano de alguém que pode ter consequências (mais ou menos graves) noutra pessoa (no seu trabalho, resultado, imagem) ou na relação entre as duas. ​


​“Achei que não querias falar sobre isso e não voltei a abordar o tema”

2. Razão pela autoridade — considerar que alguém é detentor da verdade apenas porque está ao comando (e deixar de defender uma ideia diferente em que se acredita por cauda disso).
“Foi o que disse o CEO. Acreditei, claro.
3. Distorção dos fatos  — passa pela omissão de factos ou a alteração de dados com ou sem uma intenção ou consciência.
“E foi mais ou menos isso que eu te disse. Mais coisa menos coisa..."
4. Pressão de grupo — tendência a acreditar em alguma coisa apenas porque essa é a ideia em que todos acreditam (já houve um tempo em que todos acreditavam que a terra era plana...).
“É isto que funciona: todos sabem que é assim que se faz.
5. Falsa dicotomia  (falásia do preto ou branco) — forçar a decisão entre apenas duas opções (quando existem outras alternativas que podem ser exploradas). 
“Neste tema ou estás comigo e concordas comigo ou não estás — e discordas. Como vai ser?"
6. A estatística dos pequenos números — só porque existe uma ou outra ocorrência ou incidente generalizar a conclusão sobre o tema (ou sobre a pessoa). 
“Não é a primeira vez que a vejo fazer isto. Ela é assim.”
7. Bola de neve — sucessão de premissas e conclusões que conduzem a pânico, ao incontornável ou ao absurdo. 
“Se continuarmos assim vamos demorar imenso tempo. E não vamos acabar a horas. E vamos entregar com atraso. E o cliente já não vai comprar. Nem volta a pedir uma proposta. Nem ele nem nenhum cliente e continuando assim vamos acabar por falir."
0 Comments

PONTOS CEGOS OU O QUE É QUE TE ESTÁ A ESCAPAR?

4/8/2022

0 Comments

 
Falamos muito de autoavaliação do líder. Mas determinar o nível de compreensão de um líder sobre o seu negócio ou organização implica sermos mais abrangentes. A Princeton MCG criou uma ferramenta que ajuda a fazer este diagnóstico, avaliando as áreas de supervisão em quatro categorias: (1) pontos cegos sobre ti, (2) sobre a tua equipa, (3) a tua empresa, (4) os teus mercados.
 
Vais encontrar perguntas que vão aumentar o teu nível de percepção da tua liderança e dar dicas claras do que podes ter de passar a fazer:


  • Tenho uma pessoa com a qual trabalho que é honesta comigo e me diz quando estou errado/a?
  • Passo tempo com líderes de outras empresas para ganhar insight sobre pontos fortes e fracos da minha equipa.
  • Faço análises postmortem de projetos chave que já estão concluídos para extrair lições aprendidas (o que correu bem e o que correu mal)?
  • Revejo anualmente com a minha equipa cenários alternativos de como a indústria podia ter evoluído a quais teriam sido as nossas potenciais respostas?
 
 
Vê aqui o survey completo


LEADERSHIP BLINDSPOT SURVEY
0 Comments

    One More Cherry

    É um blogue onde encontras detalhes incríveis de temas extraordinários sobre o trabalho e a vida das pessoas no mundo - dos negócios e não só. 

    Archives

    August 2022
    June 2022
    May 2022
    March 2022
    October 2020
    April 2020
    March 2020

    Categories

    All

    RSS Feed

    View my profile on LinkedIn
Powered by Create your own unique website with customizable templates.