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E QUANDO A CONVERSA AZEDOU?

16/6/2022

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Há muitas situações nas organizações em que isto acontece. Porque a resposta, ou a pergunta, de alguém te pareceu torta. Porque a pessoa te disse uma coisa e vieste a saber que disse outra num contexto diferente. 
O que fazer? Deixar passar? Cortar relações? Responder no mesmo tom ou nível? Nunca mais confiar nesse colega?
Quando realmente escolhes lidar com uma situação destas podes evitar causar dano à relação e desarmar uma ameaça à tua credibilidade.

​Existem algumas formas melhores (e mais estratégicas) do que outras de o fazer:

Solicitar:  antes de reagir negativamente o mais inteligente é mesmo verificar a intenção da outra pessoa. Muitas vezes o que está “mal” é mesmo a nossa interpretação. Pergunta: “podes clarificar o que quiseste dizer agora?”
 
Reorienta:  coloca o foco onde ele deve estar: não na pessoa e sim no processo. Por exemplo: “Nós concordamos no o quêe estamos num impasse em relação ao como”.
 
Reenquadra: coloca o assunto numa nova perspetiva. Que retire a carga negativa à situação. Por exemplo, se a outra pessoa diz “não quero discutir”, o que podes responder? Podes reformular dizendo “isto é um debate, não uma discussão. E somos ambos bons em debates!”
 
Revisitar:  usa o passado positivo conjunto para ultrapassar a situação atual. Se tens um histórico com esta pessoa de bom trabalho em equipa, recorda-a disso. E da vossa capacidade para encontrarem soluções positivas para ambos.
 
Contextualiza:  clarifica a forma como tu vês a situação. Se fores acusado de teres sido bruto ou agressivo numa reunião mostra o teu lado. Reformula explicando o que esteve por trás desse comportamento: “Estou muito envolvido. Este tema é importante para mim. Sou intenso.”
 
Reafirmar:  dá uma hipótese à outra pessoa para reafirmar de outra forma o que disse. Às vezes no calor do momento a palavra escolhida não foi a melhor. Pergunta-lhe “quando disseste XXX o que é que querias mesmo dizer?” ou “deve haver uma outra forma de colocares a questão, sim?”. 
 
Reequilibrar: quando ficas irritado ou incomodado estás a dar poder a outra pessoa. Desnecessariamente. Volta a equilibrar o poder mostrando que não teve assim tanto impacto em ti: “felizmente não me ofendo facilmente e não levo a mal estas coisas – principalmente assim, como esta.”
 
 
 
Finalmente uma dica transversal. Estas táticas só funcionam se fores honesto/a e tiveres intenções genuínas de resolver a questão. Se quiseres “entalar” a outra pessoa é provável que acabes tu entalado também ;)
As pessoas “cheiram” a mentira.
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