Make your life extraordinary
  • OLÁ!
  • A CHERRYMYLE
  • A VIDA EXTRAORDINÁRIA
  • CRIAÇÕES
  • ONDE ESTAMOS?
  • BLOG
  • TEAM SHIFT

FICAR CONFORTÁVEL COM O CONFLITO

18/10/2022

0 Comments

 

Ninguém quer uma equipa conflituosa. Por isso promovem-se relações positivas, um ambiente caloroso, feliz e de engagement. Mas depois o resultado é muitas vezes uma cultura de evitamento do conflito.
Ora, também não há nenhum líder que ambicione uma equipa composta por pessoas incapazes de gerir o desacordo e a oposição — e que, portanto, fogem deles.
Nestes contextos, de evitamento de conflito, é comum as reuniões gerarem outras reuniões. Reuniões que acontecem para resolver assuntos que aqueceram demasiado no primeiro encontro. 
É também habitual encontrar pessoas com dificuldade em “dizer não”, com listas longas de tarefas com prioridade máxima. Nestas culturas os responsáveis de equipa têm dificuldade em gerir desempenhos fracos dos seus colaboradores. Como resultado é frequente as relações entre as pessoas serem tensas, de frustração ou ressentimento.  
 
Ora, na maior parte dos casos a tensão não é “intrapessoal” e sim “entre papéis”. Ou seja, é a própria função que a pessoa desempenha e aquilo que é esperado dela nessa função, que se traduz em pressão para as pessoas envolvidas.  Perceber isso retira a carga mais negativa e pessoal a estas situações. E assim, ajuda que as pessoas consigam mais facilmente lidar com elas.
 
Há um exercício simples de equipa que ajuda as pessoas a ganharem esta perspetiva: papéis em gomos. Trata-se de uma dinâmica de equipa facilmente executada num encontro, onde todos estão presentes:
 
Passo 1 – entregar à equipa um documento com um desenho de um círculo dividido em 3 gomos. 
Passo 2 – atribuir um papel ou função a esse documento.
Passo 3 - pedir para escreverem no primeiro gomo qual o valor deste papel para a organização.
Passo 4 - pedir para registarem de seguida, no segundo gomo, a que stakeholders este papel dá resposta.
Passo 5 – dar indicação para escreverem no terceiro gomo quais as tensões e responsabilidades que este papel acarreta (para os próprios e para os colegas).
Passo 6 – fazer o mesmo com os restantes papéis.
Passo 7 – debater com a equipa o lado natural e saudável desta tensão e a forma como ela pode ser gerida no dia a dia em algumas situações concretas.

 

0 Comments



Leave a Reply.

    One More Cherry

    É um blogue onde encontras detalhes incríveis de temas extraordinários sobre o trabalho e a vida das pessoas no mundo - dos negócios e não só. 

    Archives

    November 2022
    October 2022
    September 2022
    August 2022
    June 2022
    May 2022
    March 2022
    October 2020
    April 2020
    March 2020

    Categories

    All

    RSS Feed

    View my profile on LinkedIn
Powered by Create your own unique website with customizable templates.