Make your life extraordinary
  • OLÁ!
  • A CHERRYMYLE
  • A VIDA EXTRAORDINÁRIA
  • CRIAÇÕES
  • ONDE ESTAMOS?
  • BLOG
  • TEAM SHIFT

ESTRATÉGIA: PORQUE É QUE A DE 2022 É PARECIDA COM A DE 2021?

23/9/2022

0 Comments

 

A estratégia deve ser um exercício criativo e evolutivo, mas as empresas acabam frequentemente por repeti-la ano após ano. A definição estratégica é normalmente dominada por ideias sobre ações e atividades. Isso acontece porque as equipas a formulam sempre em torno de duas questões: 
O que precisamos de fazer?  Qual a nossa estratégia?  
A primeira questão estimula o nosso foco natural na ação. A segunda o estabelecimento de objetivos, alvos, melhorias concretas e ações. Isto leva sempre a resultados — positivos, na maior parte dos casos.
Só que não são efetivamente estratégias de negócio e planos que levem ao crescimento a longo prazo.
 
Porquê?
Porque o “nível de análise” com essas perguntas é individual. Estamos a confiar na capacidade de análise da situação enquanto pessoas. E estamos também a fazer-nos valer da forma como, enquanto indivíduos, implementamos ações que alteram a conjuntura para melhor. 
Mas uma estratégia eficaz precisa de um outro nível — o organizacional. A definição das questões, as soluções, as ações têm de ser corporativas. Uma estratégia é um posicionamento. Não é um conjunto de ações (de indivíduos), nem de objetivos da organização, nem de metas, nem de descrições de atividades.
 
Para fugir a esta tendência é preciso olhar para a performance, da organização ou da equipa, de fora para dentro. E com isso a pergunta já é outra: 
- O que é que é suposto receberem de nós os nossos clientes? 
Ou, colocando a questão de outra forma: como organização/equipa, onde nos destacamos? E onde nos queremos destacar? 
Esta pergunta orienta para a verdadeira questão — qual é o factor estratégico da organização? Traduzindo em exemplos, no caso dos clientes de uma loja de retalho, os fatores estratégicos incluem atendimento ao cliente, variedade de mercadorias vendidas, localização, horário de funcionamento, apresentação da loja e preço. No caso dos seus colaboradores, os fatores estratégicos serão a remuneração, reconhecimento, cultura organizacional, perspectivas promocionais e tipo de trabalho.
 
Essa pergunta obriga-nos a abrir a cabeça às ideias de stakeholders externos e a analisar de forma concreta onde é que o nosso desempenho está a falhar. O passo extra é dado quando estudamos outras organizações e equipas (noutros sectores) e à forma como eles resolveram esses problemas — antes de definimos a nossa estratégia ou o nosso posicionamento.

0 Comments



Leave a Reply.

    One More Cherry

    É um blogue onde encontras detalhes incríveis de temas extraordinários sobre o trabalho e a vida das pessoas no mundo - dos negócios e não só. 

    Archives

    November 2022
    October 2022
    September 2022
    August 2022
    June 2022
    May 2022
    March 2022
    October 2020
    April 2020
    March 2020

    Categories

    All

    RSS Feed

    View my profile on LinkedIn
Powered by Create your own unique website with customizable templates.