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APRENDER QUE FAZ PARTE

9/5/2022

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A aprendizagem no trabalho é chave para manter as pessoas motivadas. E sem o desafio de aprender, como uma constante na nossa vida, perdemos elasticidade mental. E somos mais propensos a desconsiderar novas ideias e novas perspectivas. Aprender, o que quer que seja, dá-nos perspetiva e cria conexões entre o mundo e o trabalho que fazemos. 
Ora, um ecossistema de aprendizagem não se gera sozinho. Mas a urgência do trabalho normalmente vence o luxo da aprendizagem.
É por isso que os líderes têm de encontrar formas de contrariar esta tendência e incentivar esta vivência. Isto para que ela seja vista como parte do trabalho. 

Como? Experimenta começar por aqui:
 
1º Dá o exemplo.
Faz o que queres que a tua equipa faça. Lê mais, assume tarefas novas e desafiadoras, aprende uma nova competência, pede mais feedback, cria listas de “to learn” em vez de apenas lista de “to do”, coloca na agenda “tempo para aprender” e cumpre o planeado.
Depois partilha o que fazes com a equipa de forma a inspirá-los.
 
2º Cria o mood certo.
A aprendizagem tem se ser vista como parte do dia a dia e das funções. Vista como oportunidade de crescimento — em vez de uma necessidade dos Recursos Humanos ou requisito para promoção. 
Dá feedback frequente que seja significativo e construtivo. Mostra a importância que tem para ti e para a empresa que a pessoa seja curiosa. Ouve opiniões e deixa que se possa desafiar o status quo e a autoridade (incluindo as tuas ideias).
Promove conversas, encontros, experiências, oportunidades para insights. Partilha vídeos, livros, podcasts sobre diferentes temas e áreas.
 
3º Arranja tempo. 
Tempo para que as pessoas possam aprender. Tempo para reduzir a carga de trabalho — por exemplo, dos participantes de um programa de desenvolvimento para que possam estar totalmente presentes. Mas também tempo teu, enquanto líder, para tomares medidas que tornem mais fácil o acesso às oportunidades de crescimento. Ou, para pensares e promoveres novas experiências de aprendizagem da equipa — como projetos multifuncionais, rotação de funções e realocações geográficas.
 
4º Aproveita o fluxo de trabalho.
A aprendizagem não tem de ser sempre um extra ao trabalho da equipa. Existem projetos com colegas de outras áreas? Cria o hábito de observarem e aprenderem com táticas e técnicas daqueles especialistas. De fazerem perguntas sobre as áreas que lhes podem acrescentar valor. De pedirem feedback aos seus pares sobre as suas apresentações, a forma como comunicam e mantêm as relações.
 
5º Contrata pessoas naturalmente curiosas. 
E que manifestam interesse em aprender. Assim serão aliados na criação e manutenção desta cultura. 

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